Companhia Agrícola Colombo de Açúcar e Álcool

Fundada em 1979, a Companhia Agrícola Colombo executa as explorações agrícolas, que consiste na aquisição de terras, práticas de conservação, análises, correção e preparo do solo, plantio de cana-de-açúcar, controle de pragas e doenças, colheita e fornecimento para a produção industrial. Vale salientar que a Companhia Agrícola Colombo é a única fornecedora de cana da Usina Colombo S/A.

Em 1994, já consolidada no mercado como fabricante de açúcar cristal e detectando a crescente demanda de açúcar nos mercados nacional e internacional concentrou investimentos maciços na construção de uma refinaria para produção de açúcar refinado amorfo especial e desde 95 produz e comercializa o “AÇÚCAR REFINADO CARAVELAS.”

Todos os investimentos permitiram que o Grupo Colombo se transformasse numa das maiores do Brasil, gerando mais de 6.400 empregos diretos e 12.800 empregos indiretos dispondo de uma avançada tecnologia que alia Produtividade e respeito ao Meio Ambiente.

O Sistema de Radiocomunicação do grupo Colombo tem duas entidades, Usina Colombo S/A Açúcar e Álcool e Companhia Agrícola Colombo.

Usina Colombo é composto de 8 canais sendo 1 repetidora e 7 canais simplex.

O Sistema está dividido em 3 unidades como segue:

  1. Unidade 01 Ariranha, com 1 repetidora e 7 simplex.
  2. Unidade 02 Palestina, com 3 simplex.
  3. Unidade 03 Santa Albertina, com 3 simplex.

Companhia Agrícola Colombo é composto de 16 canais sendo 12 repetidoras e 7 canais simplex.

O Sistema está dividido em 3 unidades como segue:

  1. Unidade 01 Santa Adélia, com 6 repetidoras e 7 simplex.
  2. Unidade 02 Palestina, com 3 repetidoras e 4 simplex.
  3. Unidade 03 Santa Albertina, com e repetidoras e 4 simplex.

O Sistema de Radiocomunicação contempla 3 repetidoras interligadas, formando um triangulo entre as repetidoras para facilitar a comunicação dos rádios portáteis.

Em Santa Adélia como a área envolvida  e a quantidade de equipamentos é maior são seis repetidoras divididos em dois canais interligados.
.
Na área rural são criadas as “Frentes de Trabalho” compostas de:

  1. Cinco colhedeiras cada uma com seu radio num dos 4 canais simplex
  2. Caminhão bombeiro com um radio portátil num dos 4 canais simplex
  3. Encarregado com uma moto e um radio portátil num dos 4 canais simplex.
  4. Carro oficina, que na realidade é um caminhão baú totalmente equipado com um gerador de energia elétrica e uma oficina completa, conforme foto anexa, que fica estacionado num ponto alto da região onde esta sendo feita a colheita, com um radio no canal da repetidora e um radio portátil num dos 4 canais simplex.

Este carro oficina é o elo de ligação entre a Usina e a frente de trabalho. Qualquer assunto para frente de trabalho o operador do carro oficina repassa o recado ou solicita que o usuário mude do canal simplex para a repetidora.